RELEASE PUBLICADO EM 5 DE MARÇO
RELEASE PUBLICADO EM 5 DE MARÇO
A Platforma Global do Café (GCP), que representa mais de 150 atores da cadeia cafeeira mundial, dá as boas-vindas a Adriana Mejía Curtas, que assume como Presidente do Conselho agora que finaliza o mandato de Carlos Brando.
BONN, ALEMANHA (4 de março de 2024) – A Plataforma Global do Café (GCP), que representa mais de 150 atores de todo o setor cafeeiro, anunciou Adriana Mejía Cuartas como Presidente do Conselho. A nomeação ocorre em um momento crucial para a plataforma de sustentabilidade, que lançou a etapa de implementação de sua estratégia baseada em ferramentas compartilhadas de sustentabilidade para seus membros e em programas de ação coletiva centrados nos produtores de café.
Como cafeicultora de quarta geração e líder empresarial, Adriana traz mais de 25 anos de experiência em café e sustentabilidade para a nova função, dizendo que esta nomeação tem “profundo significado pessoal”.
“Vai além de ser apenas um papel; é a continuação de um legado – um compromisso de conduzir nossa amada indústria do café para um futuro sustentável e próspero”, disse Mejía ao receber a notícia de sua nomeação, acrescentando que é uma função que aceita como uma “grande honra” e com “entusiasmo”.
Uma abordagem ambiciosa para gerar mudanças em sustentabilidade
O anúncio ocorre no momento em que a plataforma inicia seus trabalhos de implementação rumo à meta ambiciosa GCP 2030, que visa mudanças transformacionais para a prosperidade de mais de 1 milhão de produtores em mais de 10 países, por meio do avanço da produção sustentável de café, adaptação e mitigação climática e bem-estar dos trabalhadores. Adriana Mejía, que será apoiada durante o ano de 2024 pelo Presidente do Conselho em saída Carlos Brando, priorizará a mobilização de recursos e execução focada.
Segundo Mejía, “À medida que embarcarmos juntos nesta jornada, meu foco será traduzir o diálogo em ações decisivas ainda mais. Embora a comunicação e o discurso sejam essenciais, o momento para ações em escala é agora. Para isso, são necessárias abordagens inovadoras de ação coletiva, co-responsabilidade e co-investimentos. Devemos empoderar os cafeicultores para abraçar o empreendedorismo, equipando-os com as ferramentas e os recursos necessários para prosperar num cenário em constante evolução.”
“Juntos, abracemos o desafio que temos diante de nós com coragem e determinação. Ousemos fazer diferente, ultrapassar limites e transformar aspirações em resultados concretos.
Eu convido cada um de vocês a se juntar a mim nesta jornada, enquanto moldamos o futuro do café sustentável, uma xícara por vez.”
Adriana Mejía Cuartas
Presidente do Conselho da GCP
Brando, o presidente cessante, acredita que a nomeada está idealmente qualificada para a função. “Vinda de um país produtor de café e conhecendo não apenas a realidade dos cafeicultores, mas também os caminhos para torná-los mais sustentáveis e os desafios para financiar as mudanças necessárias, Adriana traz excelente experiência e conhecimento para o Conselho da Plataforma, para ajudar a impulsionar a GCP para sua próxima etapa.”
“Tendo liderado um processo que consolidou as fundações da GCP, garantiu o crescimento do número de membros e novos parceiros, desenvolveu uma nova estratégia com foco claro e resultados mensuráveis e iniciou uma nova fase para a Plataforma — iniciado com sucesso em meados de 2023 com mais de US$ 1,5 milhão de financiamento inicial para a meta 2030 — estou convencido de que a GCP – por meio de seus membros e plataformas nos países – está pronta para avançar para uma implementação direcionada, “, disse Brando.
É essa implementação focada que Mejía irá liderar junto com o Conselho da GCP, apoiada pela equipe global da Plataforma.“Estamos muito satisfeitos em ter Adriana a bordo para trazer novos insights e energia para impulsionar ainda mais este esforço dos membros e parceiros da GCP na responsabilidade compartilhada pela sustentabilidade da cafeicultura”, disse Annette Pensel, diretora executiva da Plataforma Global do Café.
Annette também agradeceu o ex-presidente: “Somos profundamente gratos ao Carlos pelos seis anos de trabalho e por mover a GCP para esta nova fase.”
“O conhecimento, o alcance e a dedicação combinados do Conselho serão fundamentais para permitir resultados mensuráveis em sustentabilidade e a prosperidade do cafeicultor que atendam aos principais desafios de negócios de sustentabilidade de nossos membros”, finalizou Annette.
ENDS.
Este release foi publicado no dia 5 de março, 2024.
Solicitações da imprensa podem ser encaminhadas para: